quarta-feira, 12 de outubro de 2016

A minha casa é um set

Essa madrugada, lembrei que desde o meu primeiro curta metragem, desde que comecei a viver a realidade dos sets, eu digo que quero ter uma casa com uma grua no jardim, um travelling no meu quarto, e uma sala com 3Ts. Eu que sempre procurei a minha casa por aí, que ainda a procuro pelo mundo, essa madrugada entendi que a minha casa provavelmente é um set.
Set é esse lugar onde as coisas são emprestadas, onde a vida segue um roteiro, onde podemos improvisar desde que isso não prejudique ninguém, onde fazemos piadas com os erros, onde a conexão com o momento presente é vital. É o lugar onde rimos e choramos sem esconder o rosto. É esse lugar onde o nosso melhor é tirado de nós pela dedicação, pelo olhar do outro, por saber escutar. É onde nos entregamos a um bem comum pela confiança do diretor de cena, que muitas vezes não enxergamos, mas que sempre nos vê e está sempre ali. E tudo isso me parece o mundo todo, a vida de forma pura, e ainda que eu more numa ficção, ela sempre vai poder ser real e familiar.
Quando era criança, coloquei um A no fim da palavra ator e marquei um X na profissão que eu queria ter. Hoje, a criança crescida entende que essa é mais do que uma profissão escolhida, é um pacto de sempre poder ver o mundo com assombro e encantamento. Esse mundo que nasce do set, que era o sonho da criança que eu fui, agora é a sorte da mulher que eu sou, tendo em vista que, como os papéis que represento, de set em set, a vida é uma oportunidade infinita. Da mesma forma que a alma se transforma através da persona, a atriz se transforma através da personagem. Na realidade destes sets as luzes não seriam protagonistas não fosse o brilho que vem de dentro. O desenho da luz que se cria fora é só o suporte para uma luz mais intensa, que se faz transbordar através do olhar.
No dia de hoje, depois do set de ontem e de todos os anteriores, meu olhar transborda a alegria de ver aquela criança que acendeu sua lamparina pra me guiar ao longo desses anos de estradas e de sets, numa paisagem de luz intensa. Lá está ela com a sua alma de atriz, sorridente, realizada e (não é pretensão dizer e não foi por querer rimar no fim): FELIZ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário